Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas, Café & Sorrisos

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Conversas, Café & Sorrisos

20
Abr17

A ajuda ao próximo está a entrar em desuso


Ana Rita 🌼

É verdade e cada vez me capacito mais por várias situações que me vou deparando que as pessoas, sobretudo as mais idosas, desconfiam quando tentamos ajudar.

Pois bem, a minha mãe criou um ser humano dotado de muitos defeitos mas com capacidade e vontade de ajuda ao próximo mas a grande barreira muitas vezes prende-se no facto de as pessoas terem medo de ser ajudadas.

Porque é a essa conclusão que chego, que as pessoas têm medo que lhes seja pedido ou exigido algo em troca ou que pura e simplesmente vão ser assaltadas.

E isso entristece-me profundamente porque as pessoas já não conseguem distinguir quem vem por bem e quem vem por mal.

Mas a culpa não é delas, é da falta de capacidade da juventude de prestar auxílio aos mais velhos e de como a minha geração e as seguintes se tornaram umbiguistas ao ponto de só conseguir-mos olhar para nós, a nossa vida, os nossos problemas. Temos falta de capacidade de levantar os olhos e olhar em volta e quando vemos alguém com problemas simplesmente desvia-mos os olhos e mudamos de passeio.

 

Foi isto que os nossos pais nos ensinaram? É este o legado que vamos passar aos nossos filhos?

 

Uma vez alguém que ajudei perguntou-me “porque é que a menina me está a ajudar?” e a resposta, para mim é tão simples como “se fosse a minha avó eu também gostava que alguém a ajudasse” porque esta é a verdade. E eu quero querer que em algumas situações em que a minha avó precisou alguém teve a capacidade de parar por 5 minutos e ajudar uma pessoa que tem pouca mobilidade.

Mas olhando á minha volta fico triste e incomodada por perceber que as pessoas são cada vez mais desconfiadas porque a ajuda ao próximo é algo raro nos dias de hoje.

IMG_1465.png

 

21 comentários

Comentar post