Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas, Café & Sorrisos

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Conversas, Café & Sorrisos

28
Dez16

Prioridade passa a ser lei


Ana Rita 🌼

atendimentoprioritario_270.jpg

 Apartir de hoje não dar prioridade a deficientes, idoso, grávidas e pessoas com crianças ao colo entre outros passa a ser punido por lei numa multa que pode ir até 1000€ (ver aqui).

Esta noticia opera em mim dois sentimentos contraditórios, uma imensa alegria pois já passei pela experiência de ser um grávida e depois levar o meu filho ao colo e estar numa fila prioritária e ter que contar com o bom senso (ou não) não das pessoas que nela estavam sem qualquer um dos requesitos apontados como das próprias operadoras de caixa.

E uma imensa tristeza por ver ao ponto que a falta de civismo chegou em Portugal para uma coisa destas, que no fundo é uma questão de bom senso e humanidade, ter que ser legislada e punida com multa para quem não a cumprir.

Aqui fica uma pequena informação retirada daqui sobre quem são afinal os preioritários:

"Além disso, a lei clarifica alguns conceitos, como o de "criança de colo", que diz respeito a crianças até dois anos. Pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 65 anos e apresente evidente alteração ou limitação das funções físicas ou mentais. Pessoa com deficiência ou incapacidade é aquela que, "por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas do corpo, incluindo as funções psicológicas, apresente dificuldades específicas suscetíveis de, em conjugação com os fatores do meio, lhe limitar ou dificultar a atividade e a participação em condições de igualdade com as demais pessoas e que possua um grau de incapacidade igual ou superior a 60 % reconhecido em Atestado Multiúsos".

Antes estas "regalias" apenas eram tidas em conta em serviços públicos com atendimento presencial na administração central, regional e local. Agora passam a ser obrigatórias também nos serviços prvados. 

Espero sinceramente que após esta lei as pessoas tomem consciencia e que a mesma se faça cumprir daqui por diante. A sociedade só tema  ganhar com isto.

 

4 comentários

Comentar post