Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas, Café & Sorrisos

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Conversas, Café & Sorrisos

22
Set16

Re-apresentando o velhinho - Sabão azul e branco


Ana Rita 🌼

Pois é, este nosso velho amigo de criação nacional - porque o que é nacional é mesmo muito bom - começou a ser produzido corria o ano de 1850. É também conhecido como Sabão Offenbach, Sabão Solavar azul, Sabão macaco ou Sabão Clarim.

sabao.jpg

 De composição simples - gordura saponificada, água e silicatos - é muitas vezes comparado ao sabão de marselha usado desde a antiguidade até aos dias de hoje.

Existem ainda muitas pessoas que fazem produção artesanal deste produto para venda em feiras de artesanato ou lojas especificas mas, aquele que nos chega na maioria das vezes aos olhos é o de produção em série que vulgarmente vemos nas parteleiras dos supermercados ao preço da "uva mijona".

Mas este nosso amigo é bastante útil em mil e uma coisas que muita gente não sabe, nem sonha... dou-vos aqui alguns exemplos:

 

  • É ótimo na prevenção da acne – como é um desinfetante e antibacteriano poderoso, quando aplicado diariamente na pele combate as impurezas da mesma tornando a pele da face mais lisa, sedosa e sem impurezas
  • O melhor desmaquilhante e “loção de limpeza facial” - o sabão azul e branco é composto por gordura saponificada, água e silicatos sendo um excelente desinfetante. Após remoção de parte da maquilhagem com toalhitas de limpeza molhar a cara e esfregar suavemente com sabão. Após esfregar enxaguar abundantemente com água e limpar suavemente com a toalha.
  • Nos cabelos oleosos também é uma preciosa ajuda - lavar e enxaguar duas vezes com sabão azul e branco e no final (caso sinta necessidade) passar mascara nas pontas e voilá…os resultados aparecem em poucas lavagens.
  • Para tirar aquelas nodoas que não saem de maneira nenhuma – o meu truque é passar sabão azul e branco em seco e colocar ao Sol e ao ar a “corar” uma hora – depois ponho um bocadinho de água e esfrego e máquina de lavar com ela – em 99% dos casos tem dado resultado.
  • No caso das infeções urinárias – para que a roupa intima não acumule bactérias ou que as mesmas não fiquem alojadas nos tecidos, durante o período de tratamento antes de colocar as cuecas/boxers na máquina, passar sabão azul e branco em seco na área que fica diretamente em contacto com os genitais.
  • Ainda no caso das infeções urinárias mas também na higiene intima feminina - O sabão azul e branco é um produto muito adstringente que elimina as bactérias mas também a gordura existente na vagina, local onde se concentra o maior número de células sebáceas.
  • Para lavar as mãos – sempre e em qualquer ocasião não há melhor e mais barato desinfetante que este. Ainda antes de ter-mos este BOOM de produtos desinfetantes líquidos – não só os de casa mas também os hospitalares – nos hospitais e “rei” da limpeza e desinfeção para médicos e enfermeiros antes e pós-operatório era o nosso “amigo” sabão azul e branco ou “clarim”… há pois é!

E tudo isto por tão pouco dinheiro e ainda é um sabão amigo do ambiente pois a composição é biodegradável.

Eu já lhe sou fiel 

santa nostalgia omo omo_thumb[1].jpg

15 comentários

Comentar post