Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas, Café & Sorrisos

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Conversas, Café & Sorrisos

12
Jul16

A importância da leitura na vida das crianças


Ana Rita 🌼

ler-para-crianca.jpg

O hábito da leitura é algo que devemos cultivar nos nossos filhos desde tenra idade.

É extremamente importante que as crianças ganhem gosto pela leitura não só por uma questão cultural mas também porque esse gosto estimula a uma maior capacidade cognitiva, fonética e para uma maior alfabetização.

Hoje em dia já existem livros fáceis de ler e focalizados para cada etapa da vida das crianças.

Como adepta convicta e amante da leitura tento que o meu filho se interesse nos livros que estão focalizados para a etapa em que se insere neste momento – estamos a falar em livros que estimulam visual e tactilmente.

É importante que as crianças assumam os livros como brinquedos e que aprendam que dali só vêm coisas boas. Por exemplo, durante a leitura da história os pais podem assumir diferentes vozes para cada personagem assim a criança vai aprender a distinguir quem é o rei, a princesa, a bruxa, etc.

Outra das coisas positivas e que pode ser uma atividade que desenvolve o intelecto e a memória da criança é pedir para que a criança desenhe um personagem ou uma das cenas da história que mais gosta e assim ficar a perceber como é que a criança “vê” com aos olhos da imaginação.

 Noutro determinado momento (mais para crianças a partir os 5/6 anos) pode tornar-se uma verdadeira aventura reinventar novos finais para as histórias que eles tão bem conhecem.

Na fase mais complicada da adolescência a melhor maneira de cativar é mesmo escolher livros que abordem temas que cativam a atenção da criança – temas como a droga, as amizades, o amor e o início da vida sexual - para que assim esta se entusiasme e comece a apreciar a leitura.

Numa sociedade em que o hábito da leitura está a ser progressivamente substituído pelas novas tecnologias, cabe-nos a nós pais e educadores contrariar essa tendência.

É essencial que as nossas crianças e os nossos jovens vejam na leitura algo de positivo que só lhes trará benefícios para o futuro.

 

 

 

Comentar:

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.