Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas, Café & Sorrisos

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Conversas, Café & Sorrisos

06
Jul16

Os estudantes de hoje


Ana Rita 🌼

EvasãoEscolar.jpg

 Em conversa aqui no trabalho com as minhas colegas com filhos estudantes uma delas comentava que o filho fazia os trabalhos de grupo via Skype com os colegas.

 No meu tempo era uma alegria cada vez que tínhamos um trabalho de grupo. Juntava-se tudo na casa de alguém era uma ganda galhofa, havia sempre lanche e fazia-mos tudo menos o trabalho de grupo...esse era feito em casa e no fim juntávamos tudo.

 E ainda em conversa, perguntando a algumas delas se deixavam os filhos irem para casa dos colegas fazer trabalhos de grupo, maioritariamente a resposta é NÃO.

 Será que ninguém se lembra o quão felizes eramos nos anos 80/90 (a altura da nossa infância) quando íamos fazer "trabalhos de grupo"?

 Preferem que as crianças fiquem em casa agarradas aos computadores horas e horas a fio em vez de estarem a confraternizar e a criar laços uns com os outros? 

 Será que estamos a esquecer-nos de educar os nossos filhos para serem sociais e sociáveis?

 Entristece-me que até o espirito da escola esteja a desaparecer lentamente, as nossas crianças são cada vez mais "maquinas" e menos isso mesmo crianças.

 Os filhos já passam tantas horas, dias, meses, anos a correr entre as cresces e as escolas, os ATL e os centros de estudo e poucas ou nenhumas oportunidades têm para sair, andar ao ar livre.

 Passam cada vez mais tempo agarrados a tablets e telefones e cada vez menos tempo a brincar na rua. Culpa do stress, do trabalho e da falta de tempo dos pais.

 A minha dúvida: Porque é que nós, as crianças de ontem que andámos tão livres, estamos a enjaular as crianças de amanhã?

 

 

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 06.07.2016 11:47

    É verdade!! Houve um ano em que eu pedi um computador à minha mãe...alegando para a escola para fazer os trabalhos...ela deu-me uma máquina de escrever (não havia dinheiro para mais) - eu adorava passar os trabalhos de grupo na máquina. E quando veio o PC?? Aquilo era uma aventura...a Internet carregava-se no MB e primeiro que aquilo andasse era uma carrada de tempo!
    Também ía para a biblioteca, tirar fotocópias...era tão divertido!! hoje em dia vais ao google e click já está!!

    Perdeu-se isso!!
  • Imagem de perfil

    Andy Bloig 06.07.2016 12:07

    Já o apanhaste com internet... quando tive o meu primeiro PC, foi giro porque já tinha um curso do office, ms-dos e a novidade da altura, o Windows 95, há mais de meio ano terminado. Como era muito caro, os meus pais só mo compraram já eu andava no 12 ano, sendo que a maioria dos colegas já tinham computador há uns anitos valentes, sendo que a compra foi feita em troca de não me darem prendas durante 2 anos. Felizmente o computador nunca teve problemas.
    Quando comecei a trabalhar, primeira coisa foi comprar um novo. A partir daí, aquele computador mais parecia um "frankstein". Fui aprendendo e montando novas peças. 3 anos depois da vida, tinha um computador todo novo dentro da caixa do meu primeiro computador e o que tinha comprado ficou para a minha irmã.

    Aquele primeiro cheguei a passar noites a descobrir onde é que me tinha enganado em programação de BASIC, porque tinha feito uma coisa para dar a uma colega e havia um problema com a codificação... como era algo que tinha aprendido a partir de livros da biblioteca, andar a ver que linha é que tinha alguma vírgula errada, demorou pra burro.
    E tanto trabalho, para colocar um programa dentro da disquete dela com um coração com a foto dela e o "iloveyou" a rodar em volta. (não me lembro que erro é que tinha a programação mas, funcionou, que nem o professor de informática percebeu o que raio eu tinha feito, pois a rapariga refilou por a disquete dela ter sido usada sem autorização, sendo que toda a gente da sala viu aquilo mas, o professor não encontrou provas de existir algo que não era da escola, ao analisar a disquete.)
    Agora já não precisas de nada disso. O pessoal já sabe criar coisas, bastando ter um telemóvel que faz tudo. Não é só o arranjar dados para trabalhos.
  • Imagem de perfil

    Ana Rita 🌼 06.07.2016 12:31

    Aqui ao inicio as pessoas tinham MESMO que ser inteligentes e puxar pelos miolos para fazer tudo nos pc's, hoje em dia está tudo muito mais simplificado. Tens programas para tudo e um canudo, aplicações, componentes.
    Antes era fazer o melhor com pouco porque tudo era um balúrdio.

    Realmente passados 20 anos houve uma evolução louca no que respeita a informática Hardware e software.

    Nunca os putos de hoje, mesmo aqueles que se dedicam à informática vão saber o que é jogar com bonequinhos que não passavam de quadrados a saltar!! ahahahah
  • Comentar:

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.