Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Conversas, Café & Sorrisos

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Atreve-te a ser tu mesmo todos os dias!

Conversas, Café & Sorrisos

18
Fev16

Uma paixão chamada livros 13/40 e 14/40


Ana Rita 🌼

Livro em cujo universo habitarias

 

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa por C. S. Lewis

 

O_Leão,_a_Feiticeira_e_o_Guarda-Roupa.jpg

Neste livro são narradas as aventuras dos quatro irmãos Pevensie: Pedro, Susana, Edmund e Lúcia, que fugindo dos bombardeios a Londres durante a II Guerra Mundial, vão até a casa de um professor que morava no campo. Lá encontram, dentro de um guarda-roupa (cuja origem é revelada em O Sobrinho do Mago), uma passagem que liga o nosso mundo ao mundo de Nárnia.

Eles chegam a este país que está a ser castigado por um inverno decretado pela Feiticeira Branca, também conhecida como Jadis. Lá eles ficam a saber duma profecia narniana que dizia que quando dois filhos de Adão e duas filhas de Eva aparecerem e se tornarem reis de Nárnia em Cair Paravel (com a ajuda do leão Aslam), o governo da Feiticeira iria terminar.

Infelizmente Edmund, tentado pelas promessas da Feiticeira Branca, acaba trai os próprios irmãos, avisando-a de que seus irmãos estão em Nárnia e que estão procurando Aslam. Mas de qualquer maneira os outros três acabam por encontrar Aslam, além de conseguirem salvar Edmund da Feiticeira. Como prova de amor, Aslam oferece-se em troca de Edmund para ser sacrificado na Mesa de Pedra, local onde os traidores são entregues à Feiticeira para sacrifício.

Mas a morte não é capaz de vencer Aslam, que revive por ser inocente, conforme ordena a Magia Profunda de Antes da Aurora do Tempo. Então a Feiticeira agrupa seus súditos fiéis para atacar o exército de Aslam, liderado agora por Pedro. Aslam primeiramente vai libertar os narnianos que foram transformados em estátuas de pedra pela Feiticeira no seu castelo, e logo então vai ajudar Pedro na batalha, derrotando definitivamente a Feiticeira e o seu exército.

Com a vitória, os quatro irmãos são coroados reis e rainhas de Nárnia em Cair Paravel. Eles governam por muitos anos, iniciando a Época de Ouro. Os quatro irmãos são coroados reis e rainhas, recebendo eles os títulos de: Grande Rei Pedro, o Magnífico; Rei Edmund, O Justo; Rainha Lúcia, A Destemida; E Rainha Suzana, A Gentil.

Eles então reinam durante vários e vários anos, até á idade adulta ao mesmo tempo em que contemplam Nárnia com um período de paz e prosperidade nunca antes vivido por aquela terra mágica. Tal período foi considerado a "Era de Ouro", ou o "Apogeu" de Nárnia (época, inclusive, em que se passa O Cavalo e seu Menino, quinto volume da série na ordem de publicação ou o terceiro volume na ordem cronológica da série).

Entretanto, o reinado dos quatro irmãos acaba quando, eles, juntos em uma caçada, acabam por encontrar uma passagem no Ermo do Lampião (a mesma que eles usaram para entrar em Nárnia), que acaba os levando de volta ao nosso mundo, de forma acidental. Como o tempo em Nárnia e no nosso mundo são paralelos e correm numa velocidade própria, eles voltam com a mesma idade e exatamente no mesmo dia em que tinham entrado no guarda-roupa, como se tivesse de fato se passado apenas alguns minutos desde que entraram (que para os irmãos pareciam muitos anos). Ninguém ficou sabendo das aventuras deles em Nárnia, a não ser o professor que os hospedou.

Os quatro irmãos ainda voltariam juntos mais uma vez a Nárnia, conforme é narrado em Príncipe Caspian.

 

Livro clássico favorito

 

O Retrato de Dorian Gray de Óscar Wilde

 

01_o-retrato-de-dorian-gray-oscar-wilde-capa-dura_

 

Dorian Gray é um jovem invulgarmente belo por quem Basil Hallward, um pintor londrino, fica fascinado. Determinado a eternizar a beleza de Dorian numa tela, Basil convence-o a posar para ele. Numa dessas sessões, o jovem conhece Lorde Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista, que o desperta para a beleza e o seduz para a sua visão do mundo, onde as únicas coisas que valem a pena perseguir são a beleza e o prazer. Horrorizado com o destino inevitável que o fará envelhecer e perder a sua beleza, Dorian comenta com os amigos que está disposto a tudo, até mesmo a vender a alma, para permanecer eternamente jovem e manter a sua beleza.

Fortalecido pelo hedonismo, Dorian trata cruelmente a sua noiva, Sybil Vane, que se suicida com o desgosto. Ao saber do sucedido, o jovem começa a notar certas mudanças subtis na sua expressão no quadro, e constata que é o Dorian do quadro que envelhece e que sofre com a passagem dos anos, ao mesmo tempo que o Dorian real permanece com a juventude e beleza intacta. Um romance gótico de horror com um forte tema faustiano, O Retrato de Dorian Gray é considerado pela crítica como a melhor obra de Óscar Wilde.

 

Carissimas participantes MagdaM*The Daily MiacisMulaMiss FMarcianoAlexandraJPDrama QueenFatia MorCMMJJust,, TeaJust Mom, Carla Godinho, Carla B.Neurótika Webb e Noqe estas foram as minhas escolhas. Peço desculpa pelo post duplo mas ontem o trabalho fo mais que muito e não consegui mesmo!

2 comentários

Comentar post